Marlin Firearms Forum banner

Ano de produção do Marlin Model 90 12ga

3.9K views 12 replies 7 participants last post by  hessel24  
#1 · (Edited)
Olá a todos, comprei uma espingarda Marlin modelo 90 12ga há alguns dias e o número de série é tão estranho que não faço ideia de quando foi fabricada. Alguém pode me dizer como lê-lo?

#2 ·
Bem-vindo ao fórum do grande estado do Tennessee (y) Tenho certeza de que alguém virá em breve com informações úteis para você.

• Like
Reactions: jimpupu
#4 ·
Bem-vindo da Geórgia. Mais algumas fotos ajudariam, pois houve algumas variações durante o seu reinado. Eles começaram a produção em meados da década de 1930, com uma pausa para a II Guerra Mundial. Eles também fizeram versões paralelas para a Sears. Uma foto do rolamento no cano e quaisquer marcações do receptor ajudarão. Além disso, é um gatilho simples ou duplo?

#6 ·
Bem-vindo da Geórgia. Mais algumas fotos ajudariam, pois houve algumas variações durante o seu reinado. Eles começaram a produção em meados da década de 1930, com uma pausa para a II Guerra Mundial. Eles também fizeram versões paralelas para a Sears. Uma foto da rolagem no cano e quaisquer marcações do receptor ajudarão. Além disso, é gatilho simples ou duplo?
Adicionei mais algumas fotos para você.

#5 ·
Com exceção de alguns Modelos 90 fabricados em 1940 (número de série A) e 1941 (número de série B), os Modelos 90 fabricados antes da Segunda Guerra Mundial não têm uma letra no número de série para indicar o ano de fabricação. A Marlin não produziu Modelos 90 durante a guerra e não usou as letras I, O ou U no número de série após a guerra.

#7 ·
Com exceção de alguns Modelos 90 fabricados em 1940 (número de série A) e 1941 (número de série B), os Modelos 90 fabricados antes da Segunda Guerra Mundial não têm uma letra no número de série para indicar o ano de fabricação. A Marlin não produziu Modelos 90 durante a guerra e não usou as letras I, O ou U no número de série após a guerra.

Alguns Modelos 90 fabricados em 1939 têm uma cena de cão de caça estampada na armação, e alguns Modelos 90 de produção muito inicial têm uma cena de patos voando na armação.
A minha não tem nenhuma gravação de cão de caça...

#8 · (Edited)
Infelizmente, não há muita informação para rastrear por número de série. A versão de gatilho duplo que você tem foi fabricada de 1937-1943, interrupção para a Segunda Guerra Mundial, retomada em 1945-1957. Se o cano tiver Ranger gravado, foi feito antes da Segunda Guerra Mundial para a Sears. Se tiver J. C. Higgins gravado, foi um que a Marlin fez para a Sears e teria sido feito entre 1952 e 1957. O nome Marlin foi adicionado em 1945. Minhas datas podem estar um pouco erradas. Essas informações vêm do livro de Brophy sobre Marlins. Eu gostaria de poder te dar mais, mas simplesmente não há muito. Espero que isso ajude um pouco.

#9 ·
Infelizmente, não há muita informação para rastrear por número de série. A versão de gatilho duplo que você tem foi fabricada de 1937-1943, pausa para a Segunda Guerra Mundial, retomada em 1945-1957. Se o cano tiver Ranger gravado, foi feito antes da Segunda Guerra Mundial para a Sears. Se tiver J. C. Higgins gravado, foi um que a Marlin fez para a Sears e teria sido feito entre 1952 e 1957. O nome Marlin foi adicionado em 1945. Minhas datas podem estar um pouco erradas. Essas informações vêm do livro de Brophy sobre Marlins. Eu gostaria de poder te dar mais, mas simplesmente não há muito. Espero que isso ajude um pouco.
Obrigado.

#10 ·
jimpupu, eu tenho um Skeetking, (1939-1940), um combo .22/410 e um Model 90, ambos com a cena do cão de caça na armação (1939) que têm o nome Marlin. Eu tinha um JC Higgins 16 ga. Modelo 90, mas não me lembro de Marlin estar estampado nele, mas posso estar enganado.

Esqueci-me de mencionar que a sua arma tem uma coronha de 1ª geração de produção muito antiga, sugerindo que provavelmente foi feita no final de 1936, 1937 ou 1938.

#12 ·
jimpupu, reexaminei as fotos da sua arma, e há uma anomalia. Nenhuma letra no número de série na parte inferior da armação indica que ela foi feita antes da Segunda Guerra Mundial. Ela tem uma coronha de 1ª geração, indicando que provavelmente foi feita no final de 1936 ou 1937. As armas pré-Segunda Guerra Mundial não eram entalhadas, embora o entalhe estivesse disponível como uma opção de custo extra.

A anomalia são os canos abertos. Todos os Modelos 90 pré-Segunda Guerra Mundial e os fabricados entre 1945 e 1948 tinham uma costela sólida entre os canos. A Marlin introduziu os canos abertos como o seu em 1949, o que sugere que o cano da sua arma é uma substituição do mercado de reposição e provavelmente teria um número de série diferente.